Evolução

       A vida é cíclica como a história nos mostra. Grandes potências caíram, os dinos se foram, e nada é para sempre. Sequer a vida o é. A Modal revolucionou o mercado. É fato. Três anos atrás era uma via de mão única. Os preços, plataformas ( Nelógica, Tryd e até o MT5 avançaram muito), educacional , facilidade de acesso, mobilidade, fizeram um diferencial monstruoso. Mobilizações sociais nunca antes vistas como a do Esquadrão ( SST ) aproximaram os traders que estavam até então perdidos e espalhados.

       Hoje os webinares, lives tem cunho educacional, outrora, somente venda velada.

      Preocupavam-se em vender a técnica do pozinho e a idéia do scalper de um minuto para iniciantes como praticamente a única forma existente de operar. Até é boa para alguns. Mas é muito complexa e para os iniciantes é a forma mais rápida para o cemitério por ser muito custosa de taxas e necessidade de uma absurda taxa de acerto. Mas os dinossauros se preocupavam com o meteoro? Não.

      Hoje se fala muito mais em gerenciamento, planejamento, profissionalização. Foi a primeira vez que vi uma corretora baixar a margem e concomitantemente um aviso de uso com responsabilidade.

      Só queriam ver sangue. Por isso o número de CPFs na bolsa não aumentava

      Creio que estamos em um divisor de águas do qual todos podemos, simbioticamente, crescer juntos. E Darwin, lá em meados de 1800 já nos dizia que a adaptação ao meio é questão de sobrevivência. E para atingirmos o sucesso, sobreviver é questão prioritária. Um passo de cada vez.

      Ou, como eu digo, “Um tijolinho por dia, faz a vida sadia”.

 



Marcelo Giacomini

Quer participar de um grupo sobre indicadores para se operar na bolsa de valores? Clique aqui e acesse nosso grupo no telegram.

Posted in Psicologia do Trader.